top of page

PROCESSOS LEE JEANS BRASIL

IMG_5354.jpg

Processos da Lee Jeans Brasil

Entenda todo o trajeto que sua roupa faz, desde a produção na fábrica até a chegada na sua casa.

Texturização do Jeans

image.png

Used

Técnica de corrosão para clareamento localizado nas peças. É feito através de uma pistola industrial com substâncias químicas que são pulverizadas contra o jeans inflado, para que o clareamento seja assertivo. Esse processo dá ao denim um aspecto desgastado e envelhecido ou, dependendo de como for aplicado, de mais luz, como por exemplo quando é aplicado na região dos joelhos e coxas.

image.png

Puído

O puído é basicamente o desgaste das fibras e tecidos do jeans. Ele simula o efeito de desfiado/rasgado nas bordas ou extremidades da peça. É feito por meio de um aparelho giratório pequeno e muito rápido, que desgasta rapidamente o local em que encosta. É um efeito bem bonito que é aplicado principalmente em peças pouco formais.

image.png

Marmorizado

O efeito marmorizado é feito por meio da oxidação da peça, utilizando tampinhas de garrafa e outros materiais que servem como descolorantes químicos, como cloro e permanganato de potássio. Dá um aspecto envelhecido em todo o jeans, visto que o processo efeito através da imersão do jeans nesses produtos. O marmorizado cria vestimentas despojadas para situações casuais e do cotidiano.

Lavagem

Processo para desengomar jeans e amaciar as fibras, além de retirar excesso de produtos químicos da peça. Na teoria é um processo fácil, porém é dificultado devido aos diferentes tipos de jeans e processos pelos quais cada roupa é submetida. Tamanha variedade faz com que seja necessário um volume de água ou de produtos de lavagem diferentes dependendo de cada denim.

Centrífuga

A centrífuga é o processo inicial de secagem do jeans. As roupas são colocadas num dispositivo que gira em alta velocidade  e retira o excesso de água. A ideia é a mesma da centrifugação das máquinas de lavar convencionais.

Secadora

A secadora é o último processo da secagem do jeans. Novamente, o processo é igual o das máquinas de lavar, em que a roupa é jogada de um lado para o outro e dessa forma a água é praticamente toda retirada.

Passadoria

Após todos esses processos, chega a parte da passadoria. Aqui, o jeans é posicionado num "ferro de passar gigante" e depois é pressionado, o que deixa a peça lisinha, uniforme.

Acabamento (rebites, botões e etiqueta externa)

Agora, com a roupa devidamente texturizada, lavada e passada, chegou a hora dos detalhes. Por meio de maquinários específicos, são colocados os rebites, botões e etiquetas das peças. Nesse parte não tem muito segredo, apenas conferir onde qual calça deve receber cada um dos acabamentos.  

Por fim, ocorre a revisão das peças e, quando aprovadas, a aplicação da tag. A revisão verifica se o produto passou por todos os processos e a qualidade da peça. A tag identifica e destina as roupas para a distribuição da Lee.

Revisão e aplicação de tag

EcoLee

Com um processo tão extenso, é imprescindível que estejamos empenhados em cumprir nossa parte com a natureza. Por isso, adotamos várias métodos e medidas em nossa produção que auxiliam a diminuir nosso impacto no meio-ambiente. Nossa lavanderia possui práticas sustentáveis, como o de captação de água da chuva, que reduzem o consumo de água em 50%, e água essa que, após tratada, é devolvida ao meio-ambiente.

Além disso, 100% da energia elétrica utilizada na produção é gerada através da nossa usina fotovoltaica. Isso
reduz cerca de 82 toneladas de CO2 que iriam para a atmosfera, ao ano.
 

E agora, um vídeo resumindo os processos:

bottom of page