SINCE 1889
O MELHOR JEANS DO MUNDO!
Desenvolvendo peças atemporais, vestindo lendas de hollywood e criando histórias pelo mundo.
.png)








O que é a Lee?
Entenda a trajetória que tornou a Lee numa das maiores marcas de jeans do mundo.

Apesar do denim ter surgido na França, sua história pertence a empresas americanas como a Lee, que contribuiu há mais de 130 anos na transformação do workwear. A empresa, criada em 1889, conseguiu conceituar artigos que são a tradução da juventude, do lazer e da moda.
Henry David Lee, um comerciante de querosene e conservas do Kansas, começou a vender roupas de trabalho produzidas por outros fabricantes, mas ele tinha um mercado específico em mente.
Ao fim da corrida do ouro, as peças começaram a atrair cowboys e fazendeiros. Lee enxergou a oportunidade de servir trabalhadores em uma nação recentemente industrializada.
Henry David Lee, fundador da Lee Jeans




Essa atitude proprietária ajudou na criação de vários ícones, que até hoje tem seu lugar na moda e são fortemente replicados.
Um exemplo é a jaqueta Storm Rider 101J, forrada com manta e jaquetas Loco, para trabalhadores da indústria pesada.
E por que tanto sucesso?





Heath Ledger, Paul Newman, Charles Bronson, Marylin Monroe e James Dean
A Lee se tornou a preferência de várias estrelas de Hollywood, como Marylin Monroe, James Dean, Os Beatles e até o presidente dos EUA, John F. Kennedy.

Início de uma nova era para o jeans
Para entender a calça jeans hoje, temos que falar do fim da Segunda Guerra Mundial, marco que anunciou uma nova era nas marcas de jeans.
Essa virada foi o começo da transição para o guarda-roupa casual. O excedente de calças jeans baratas depois da guerra transformou a peça em um item básico para uma população que enfrentou racionamento por vários anos, mesmo que estivessem prestes a entrar no maior boom de consumo da história.
Apesar de mais popular, o jeans ainda gerava suspeitas no establishment conservador justamente por estar associado ao trabalho braçal e a essa escassez pós-guerra. Elvis é um excelente exemplo. Ele se recusou a usar jeans fora de ações promocionais, porque os via como símbolo da pobreza que passou na infância.


Durante a década de 1960 a empresa se expandiu para mais de 50 países; inaugurou sua primeira fábrica no exterior em 1954; abriu inúmeras outras unidades fabris pelo território americano; e, em 1969, foi adquirida pela VF Corporation, proprietária de marcas famosas como Wrangler, Timberland e The North Face. A nova proprietária modernizou as unidades fabris e expandiu a marca Lee para outros mercados internacionais.
Além disso, na década de 1970, a Lee ingressou fortemente no mercado da moda com roupas jeans casuais e começou com um recorde para a marca: aproximadamente 502 milhões de unidades de roupas foram comercializadas. Outras novidades na década de 80, como por exemplo, a calça com cinco bolsos, chamada de Lee Genuine Jeans, que foi rapidamente aceita pelos consumidores em todo Estados Unidos; o lançamento dos jeans lavados em 1982 e das calças jeans Stretch, mais maleáveis e confortáveis.

No início do novo milênio a Lee deu início à um novo reposicionamento mundial, modernizou sua linha de produtos e passou a se posicionar com um conceito mais fashion.

MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
MOVE YOUR LEE
O primeiro macacão, a primeira jaqueta jeans, a primeira calça com zíper... Invenções de uma única e ousada marca de jeans que não abre mão da funcionalidade, qualidade, e acima de tudo, do conforto e do estilo.
Afinal, seja em um final de semana regado a festas e comemorações, um jantar especial à noite ou um dia árduo de trabalho, na cidade ou no campo, a marca Lee oferece um estilo versátil e um conforto superior.

Propaganda da Lee, 1940

Em 1926, a marca lançou a primeira calça jeans com zíper do mundo. Essa calça, conhecida como Lee 101Z, desenvolvida especificamente para atender as necessidades dos caubóis nos rodeios, apresentava bolsos com o “Travete em X” ao invés de rebites metálicos (removidos para não danificar as selas dos cavalos), uma característica que até os dias de hoje é um dos ícones que identificam as calças Lee.
A ideia de focar na produção de calças jeans para caubóis provou ser crucial para a empresa, uma vez que esse segmento estava se tornando o grande promotor do jeanswear ao redor do mundo. O contínuo sucesso da Lee na produção de roupas para peões e para o trabalho em geral fez surgir o primeiro slogan da marca:
“O Jeans que construiu a América”.